A cirurgia geral é a especialidade médica responsável pelo estudo da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das patologias cirúrgicas. O cirurgião geral pode se dedicar a cirurgias abdominais via convencional, cirurgias abdominais via laparoscópica e cirurgia do trauma.
Dentre as principais patologias tratadas pelo cirurgião geral estão:
A cirurgia pediátrica, diferente do que muitos imaginam, não é uma especialidade pediátrica e sim cirúrgica. Para que o cirurgião pediátrico se forme são necessários pelo menos 5 anos de residência médica, contemplando 2 anos em cirurgia geral e 3 anos em cirurgia pediátrica. É a especialidade que cuida das patologias cirúrgicas que vão desde o período neonatal até a adolescência.
Compreendem as principais patologias tratadas pelo cirurgião pediátrico:
A Clínica Médica é considerada um dos pilares da Medicina, já que engloba o conteúdo de diversas especialidades clínicas. É muito comum as pessoas acharem que todo médico que se forma é clínico. Na verdade, a Clínica Médica é uma especialidade por residência ou pós-graduação cujo tempo mínimo de formação são 2 anos, sendo o terceiro opcional. Um bom clínico é capaz de atuar na atenção básica primária, reconhecendo e tratando as principais patologias clínicas e prevenindo suas complicações.
A Nefrologia é a especialidade que trata das principais patologias clínicas dos rins e vias urinárias. Dentre as atividades de um médico nefrologista destacam-se o diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial, injúria renal aguda e doença renal crônica, infecções do trato urinário, cálculo renal, glomerulopatias, doenças tubulares, além da orientação, indicação e acompanhamento das modalidades de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal).
É importante ressaltar que as doenças renais podem ter um curso insidioso e pouco sintomático, o que leva o paciente a buscar ou ser encaminhado ao nefrologista tardiamente. Evitar medicações ou substâncias nefrotóxicas, manter hábitos alimentares saudáveis, prática regular de atividade física, controle adequado do peso, pressão arterial e da glicemia podem contribuir para uma boa saúde renal.
A coloproctologia é a especialidade cirúrgica responsável pelo manejo clínico e cirúrgico das patologias que acometem os intestinos (delgado e grosso), reto e ânus.
Dentre as principais patologias tratadas pelo médico coloproctologista estão:
doença hemorroidária
fissura anal
fístula anorretal
incontinência fecal
neoplasias do cólon, reto e ânus
doença diverticular
doença inflamatória intestinal
Dúvidas sobre o bom funcionamento do seu intestino?